Berlim

Dicas sobre o que fazer em Berlim em 1 dia

Morei durante 7 meses em Berlim na Alemanha e posso dizer que é uma cidade maravilhosa, como muita história e lugares inesquecíveis. Visitar Berlim é uma experiência imperdível, pois a cidade se tornou um centro cultural e intelectual na Europa. É uma cidade que pulsa com uma vibe de olhar para frente, apesar de um passado tumultuado, muitas vezes doloroso. Hoje em Berlim, a culinária e a vida noturna, uma economia próspera e um excesso de museus e memoriais tornam a cidade um ponto quente para os visitantes que querem mergulhar na história e aprender com o passado, mas também desfrutar de uma metrópole moderna e divertida.

Portanto, com tanta coisa acontecendo na cidade, é fácil sentir-se sobrecarregado com o que fazer em Berlim, se houver pouco tempo. É aí que entra este itinerário de um dia em Berlim. Garanto que pode ser realizado em um dia e incluí as principais recomendações sobre quais lugares priorizar.

Principais bairros da cidade para visitantes

Quando estiver com pouco tempo em Berlim, você passará a maior parte do dia nesses quatro bairros:

Mitte – que significa meio em inglês, o Mitte está localizado no centro de Berlim e é o lar de alguns dos principais locais, incluindo o Portão de Brandenburgo, o Reichstag e a Ilha dos Museus, além de áreas populares como Potsdamer Platz e Alexanderplatz.

Kreuzberg-Friedrichshain – Este bairro artístico é um destino frequentemente visitado em Berlim, por ser a localização de alguns dos grafites mais populares da cidade e do mundo -: a Galeria do Lado Leste

Charlottenburg – Uma área sofisticada de Berlim que abrange parte do Tiergarten e oferece ótimos restaurantes e lojas. É também o lar (e recebe o nome) do lindo Palácio de Charlottenburg.

Nikolaiviertel – O singular Nikolaiviertel é o bairro residencial mais antigo de Berlim e tem raízes medievais.

O que fazer em Berlim quando você tiver um dia.

Top 10

Antes de entrar no itinerário detalhado, aqui está um resumo do que você encontrará abaixo e (caso você seja do tipo que gosta de listas!), Uma lista rápida das 10 principais recomendações para o que fazer em Berlim, se você tiver apenas um dia e uma noite.

  1. Portão de Brandenburgo
  2. Tiergarten
  3. Memorial do Muro de Berlim
  4. Checkpoint Charlie
  5. Galeria Eastside
  6. Memorial da Queima de Livros de Bebelplatz
  7. Berliner Dom
  8. Reichstag
  9. Ilha dos Museus
  10. Alexander Platz

Veja também – 15 melhores coisas para fazer em Pisa – Itália

Portão de Brandenburgo
Berlim

O Portão de Brandenburgo (Brandenburg Tor em alemão) oferece uma introdução monumentalmente visual à história dos conflitos de Berlim. Originalmente construído como um sinal de paz na década de 1700, o  Portão de Brandenburgo  acabou por significar a divisão da divisão entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental.

Por que é imperdível:  Passear pelo Portão de Brandenburgo é uma experiência poderosa quando você se lembra de que o faz livremente, pois há poucas décadas atrás essa ação não podia ocorrer. 

 

Tiergarten: o jardim da cidade
Berlim

Tiergarten é o maior parque de Berlim e está cheio de vegetação e memoriais importantes. Enquanto você pode passar horas andando pelo parque, aqui estão algumas das atrações para descobrir se você está com pouco tempo em Berlim:

Memorial aos Judeus Mortos da Europa – O Memorial aos Judeus Mortos da Europa tem 2.711 estelas de alturas variadas e abrange 19.000 metros quadrados, conhecido como Campo das Estelas. Também possui um centro de informações, que compartilha a história e os horrores do Holocausto com os visitantes por meio de exposições interativas e informativas.

Curso de alemão

Memorial de Guerra Soviético – Este grande memorial decorado com estátua e flor foi construído em 1945 e é o local de enterro de mais de 2.000 soldados soviéticos que foram mortos em batalha durante a Batalha de Berlim durante a Segunda Guerra Mundial.

Memorial de guerra soviético

Coluna da Vitória de Ouro (Siegessäule)   Esta linda coluna, que pode ser escalada para obter excelentes vistas para o jardim, está localizada no centro de Tiergarten e comemora a vitória da Prússia sobre a França e a Áustria na década de 1860 e a fundação do Império Alemão em 1871. A Coluna da Vitória recebe esse nome graças à deusa Victoria, que fica no topo da coluna.

Berlim

Palácio de Bellevue – Do lado de fora do extremo norte do parque está o Palácio de Bellevue (Schloss Bellevue), a residência do presidente da Alemanha. É um belo edifício neoclássico originalmente construído para o príncipe Fernando da Prússia em 1786. Embora não possa ser visitado, tanto os entusiastas da arquitetura quanto os do governo gostarão de ver o exterior do Palácio Bellevue durante uma caminhada pelo Tiergarten.

Por que é imperdível:  Tiergarten mostra um lado mais lento e calmo de Berlim, em comparação com a vida agitada da cidade.

Veja também – Florli 4444 – Uma caminhada inesquecível na Noruega

Obtenha uma lição de história no Memorial do Muro de Berlim
A vista do muro de Berlim permanece da torre do centro de documentação.

O Memorial do Muro de Berlim é uma grande área pública que possui um caminho a pé que o leva por uma pequena parte de onde o Muro de Berlim estava. O memorial tem diferentes estações de aprendizado que contam histórias emocionantes de famílias separadas pelo Muro, trágicas e bem-sucedidas tentativas de fuga e os detalhes de quando e como o Muro de Berlim surgiu. Restos do Muro ainda podem ser vistos e até tocados.

A experiência do Memorial do Muro de Berlim culmina no Centro de Documentação do Muro, um edifício monumental com vários níveis e uma plataforma de observação no topo para ver os restos do Muro estendendo-se pela Bernauer Straße. No Centro de Documentação do Muro de Berlim, você percorrerá vários níveis da estrutura, um dos quais possui um museu que detalha como era viver em Berlim Oriental durante a época do Muro de Berlim.

Por que é imperdível: Certamente você não pode ir a Berlim pela primeira vez sem passar algum tempo no local em que o Muro de Berlim já esteve. Existem caminhadas pelo Muro que você pode fazer por vários quilômetros para seguir a trilha do Muro. No entanto, se você estiver com pouco tempo, o Memorial é ideal para visitar, pois possui muitas estações de aprendizado e remanescentes.

Tire uma foto por Checkpoint Charlie
Checkpoint Charlie

O Checkpoint Charlie era um cruzamento de fronteira principal entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental e era operado por militares pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Ao visitar o Checkpoint Charlie durante suas 24 horas em Berlim, você verá uma réplica do ponto de verificação junto com a placa anunciando “Você está saindo do setor americano”.

Por que é imperdível: Imperdível principalmente para os visitantes americanos, que acharão interessante ver o local ensinado nas aulas de história nos EUA. Mas não menos importante para nós brasileiros.

Maravilhe-se com as obras de arte da Galeria do East Side 
Berlim

Uma das partes mais fotografadas do Muro de Berlim é a East Side Gallery. Uma porção de 1.316 metros de comprimento do muro que foi pintada com destaque por artistas de todo o mundo. É a maior galeria ao ar livre do mundo e apresenta pinturas que se tornaram imagens famosas na cultura pop.

Por que é imperdível: Algumas das imagens pintadas na parede são icônicas e é legal ver com seus próprios olhos uma obra de arte que transformou algo que antes era horrendo em um memorial especial e amado.

Refletir no Bebelplatz Book Burning Memorial

Dentro da Praça Bebelplatz há um memorial da queima de livros nazista de 1933, quando os nazistas reuniram todos os livros judaicos que puderam encontrar e os queimaram no meio da praça. Este monumento é tão único que é fácil perder, mesmo se você estiver parado na praça. Perto do meio da praça, há uma seção de vidro que espia o memorial embaixo do chão. Observe atentamente este monumento artístico e você verá filas e filas de estantes vazias – o suficiente para 20.000 livros. Isso é considerado um monumento anulado; os livros queimados naquela noite não podem ser substituídos, mas o vazio por eles pode ser. O memorial é iluminado 24 horas por dia.

Fé, vistas e arquitetura no Berliner Dom
Berliner Dom

O Berliner Dom (ou Catedral de Berlim) é uma magnífica catedral com cúpula em Berlim que data de 1415. Os visitantes de Berlim podem visitar a catedral e também visitar o Museu da Catedral adjacente. O Museu da Catedral exibe informações sobre a história do Berliner Dom, bem como os projetos arquitetônicos originais da catedral. Existem também criações em miniatura de alguns dos designs que são uma maravilha de se ver, graças ao seu extenso nível de detalhes. Portanto, enquanto estiver no Berliner Dom, você também desejará ir até a cripta escura, onde muitas pessoas notáveis ​​do passado de Berlim descansam, incluindo membros da dinastia Hohenzollern.

Além disso, você também pode ir até o topo do Berliner Dom para ter uma visão panorâmica de Berlim a partir do perímetro da cúpula. Você precisará subir 267 degraus para chegar lá.

Por que é imperdível: o Berliner Dom é a maior igreja de Berlim e um exemplo impressionante do estilo barroco de alto renascimento.

Curso de alemão
Aprenda sobre o governo alemão no Reichstag

Berlim

O prédio do Reichstag é a sede do parlamento alemão – o Bundestag alemão – e foi o local de muitos momentos importantes na história da Alemanha.

O Reichstag foi originalmente construído em 1894 e foi um feito de construção devido à sua cúpula de aço e vidro. Em 1933, um incêndio foi causado ao Reichstag, danificando bastante a cúpula e a estrutura do edifício. Embora o culpado do incêndio nunca tenha sido provado, Hitler alegou que eram os comunistas e o fogo lhe deu uma grande influência para obter apoio para sua ascensão ao poder. Os atentados da Segunda Guerra Mundial levaram a mais dizimação do Reichstag.

Durante a década de 1960, foi reparado o suficiente para ser funcional. Ao cair a oeste da fronteira do Muro de Berlim, foi usado pela Alemanha Ocidental como um local simbólico para realizar reuniões parlamentares uma vez por ano durante a Guerra Fria. Portanto, após a unificação, um foco para devolver o edifício do Reichstag à sua antiga glória começou e ocorreu uma extensa remodelação do edifício, resultando na agora icônica estrutura de cúpula de vidro.

Por que é imperdível: Há tanta história neste edifício e também possui um estilo de arquitetura interessante. Além disso, os visitantes podem pegar um elevador até o topo da cúpula do Reichstag para obter excelentes vistas do Tiergarten e da paisagem urbana de Berlim nas proximidades.

Ilha dos Museus
Ilha dos Museus em Berlim, Patrimônio Mundial da UNESCO.

Se você gosta de museus, também poderá visitar a Ilha dos Museus. Mas provavelmente precisará substituir um dos locais acima para ter tempo para fazer isso, se puder passar apenas um dia em Berlim. A Ilha dos Museus é uma área de Berlim que abriga cinco dos museus mais importantes da cidade. Portanto, a conquista arquitetônica dos edifícios e a quantidade de história localizada dentro de suas paredes fizeram da Ilha dos Museus um Patrimônio Mundial da UNESCO por si só. Para saber mais sobre os cinco museus e o espaço verde artístico da Ilha dos Museus , visite o site Museumsinsel Berlin .

Alexander Platz Tower

Por último, mas não menos importante a torre de televisão Alexander Platz. Portanto, é impossivel ir a Berlim e não ir a torre. Inclusive no alto da Torre além da vista de toda a cidade, também tem um restaurante onde você pode aproveitar da melhor forma o passeio.

Para chegar ao centro de Berlim a partir do aeroporto certamente é muito fácil, basta pegar um transporte público, seja ônibus ou metro, em pouco minutos estará no centro.

Veja também – 14 dicas de fotografia para viagens

Curso de alemão

 

Esporte, Aventura e Lazer

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.