Florli 4444 – Uma caminhada inesquecível na Noruega

A região de Stavanger – Ryfylke oferece muitas possibilidades para caminhadas, incluindo o mundialmente famoso Pulpit Rock e Kjerag. Mas há muitas caminhadas espetaculares na região que são um pouco menos conhecidas pelos turistas, mas igualmente impressionantes. Hoje, quero compartilhar uma das melhores caminhadas da Noruega e a caminhada mais memorável que já fiz.

Florli

Florli 4444

É uma pequena vila que tem acesso apenas de barco, ela está localizada ao longo do Fiorde Lysefjord, o qual possui uma extensão de 42km e mais de 420 metros de profundidade. Há apenas 1 morador fixo no villarejo e mais 4 pessoas que vivem na vila durante o ano, é um lugar charmoso e bastante animado no verão. Mas você não encontrará grandes multidões em Florli. É um lugar pequeno e agradável que só é visitado por aqueles familiarizados com a área ou por aqueles que desejam explorar a região mais profundamente. Tenho a sensação de que é um daqueles lugares encantadores que os habitantes locais preferem guardar para si. É uma verdadeira jóia escondida de Lysefjord, e vale a pena uma visita!

A cidade abrigava uma usina hidrelétrica e possui a maior escada de madeira do mundo, com 4.444 degraus. A escada segue um antigo gasoduto que foi construído entre 1917 e 1921 e usado pela antiga central elétrica de Florli. A antiga central elétrica foi substituída por uma nova e a escadaria tornou-se um local turístico popular.

Florli 4444 – subindo a escada de madeira mais longa do mundo

Florli 4444

Eu não acho que você possa realmente apreciar o quão árdua é essa caminhada até chegar em Florli de barco e ver a escada que leva ao topo da enorme montanha à sua frente. E então a realidade atinge você – 4.444 degraus, o mesmo que 270 andares!

A escalada da 4.444

É longa e íngreme, não é uma caminhada para quem tem medo de altura ou tem problemas no coração. Há muito pouco incentivo ao longo do caminho: a cada 500 degraus, há um número que mostra o lento progresso que você fez. Quando você alcança o primeiro sinal, 500, você já desejava que fosse 4000. Mas então você se vira para ver de onde você veio e fica impressionado com a vista incrível. E de alguma forma você encontra mais energia para continuar.

Florli 4444

As escadas seguem os dutos de água e os trilhos, onde um carrinho costumava transportar pessoas e materiais até a montanha. Há muitos mirantes ao longo do caminho, também alguns pequenos bancos ao lado da escada. Fiz esta caminhada com um amigo de longa data e demoramos um pouco para subir, já que paravamos para recuperar o fôlego e admirar o deslumbrante panorama do Lysefjord que se estendia abaixo de nós.

Você não precisa dar os 4444 passos completos de uma vez, é sempre bom virar-se e admirar a vista. Quanto mais alto você subir, mais espetaculares serão as vistas. E isso fica cada vez melhor.

Após cerca de 2 horas de escalada, finalmente encontramos o degrau 4444. Quando você chegar lá, verá que, na verdade, existem cerca de 30 degraus a mais, mas a essa altura não importa mais. Eu acho que 4444 soa melhor que 4476 ou mais.

Ternevatnet

No topo da montanha há um pequeno lago, Ternevatnet. A água é tão imaculada aqui que poderíamos encher nossas garrafas de bebida. As vistas do topo são fenomenais, por isso, dedique um tempo ao topo antes de descer.

Descida para Florli

Use uma trilha alternativa. Além de descer a escada (não recomendado), existem duas rotas alternativas para voltar a Florli: Store Runden e Rallarstien. Ambos são bem marcados.

O cenário é muito diferente nesse caminho. Você passará por rios de montanhas exuberantes. É mais como uma caminhada regular na montanha.

Florli 4444
A descida segue o caminho de cem anos que já foi usado pelas pessoas, The Rallarer, que foram contratadas para construir o oleoduto e a outra infraestrutura em torno da usina de Florli. Os Rallarer eram homens sem privilégios, realizando os trabalhos mais exigentes fisicamente. Eles carregavam seu próprio peso em carga nas costas. Quando você vê a infraestrutura que eles construíram há mais de 100 anos, não pode deixar de admirar a persistência e determinação humanas.

 

Indo em embora

É preciso esperar por uma balsa (existem poucas balsas por dia).  Estávamos em Setembro e nesta época é fora de temporada, havia apenas 2 horários da Balsa, uma as 6:30 da manhã e outro as 16:00. Se perdêssemos, teríamos que aguardar na vila até o outro dia.

Existe um Hotel juntamente com um restaurante que são administrados por Hessel, um holandês amigável, que mora em Florli há alguns anos. Ele disse que não podia imaginar um lugar melhor para morar!

Se tiver mais tempo, pergunte a Hessel sobre outras coisas que você pode fazer em Florli. As possibilidades incluem uma banheira de hidromassagem (leve sua roupa de banho), pesca com vara ou caiaque . Se você fizer a caminhada Florli 4444 rapidamente, poderá ter mais tempo para todas essas atividades.

Lysefjord

Florli está localizado no interior do Lysefjord. Portanto, além da caminhada Florli 4444, você também pode admirar o cenário incrível do fiorde duas vezes – de manhã e depois novamente à noite. Tivemos sorte com o clima no dia em que fomos a Florli, o barco que o leva a Florli é uma balsa de carro, portanto, não é o mesmo que o cruzeiro em termos de paradas e comentários. Mas o cenário é incrível de qualquer maneira!

Certamente é uma das caminhadas mais desafiadoras que já fiz. Mas também é uma das experiências mais especiais e memoráveis de todos os tempos. Não sou um cara experiente e não estou em forma física fantástica, mas consegui.

Requer uma viagem de um dia inteiro a partir de Stavanger. Você não pode fazer isso em um dia se não tiver um carro, pois o ferry para Florli não sai de Stavanger, mas de Lauvvik, a cerca de 45 minutos de carro da cidade. E as conexões de transporte publico simplesmente não funcionam fora de temporada. Se você ainda deseja faze-lo usando transporte público, é melhor planejar passar uma noite em Florli.

Portanto, o que levar?

 Sapatos de caminhada são uma obrigação.

 Bastões de caminhada podem ser agradáveis de ter na descida.

 Use roupas esportivas confortáveis em camadas e leve uma capa de chuva.

 Leve proteção solar no verão.

 Faça um piquenique e alguns lanches para a caminhada.

Leve uma garrafa de água reutilizável.

 Embale a roupa de banho se você quiser usar uma banheira de hidromassagem em Florli após a caminhada.

 

Itens que podem ser úteis

Bota Fuse Dry

Bota Zodiac II – Snake

Bastão de caminhada Actos 

Mochila Intruder 60L

Calça-Bermuda Guider

Outros itens 

2 comentários em “Florli 4444 – Uma caminhada inesquecível na Noruega”

  1. Pingback: 15 lugares em Malta que você deve conhecer - Ranielli Weber

  2. Pingback: 15 melhores coisas para fazer em Pisa - Itália - Ranielli Weber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.