Pisa é uma cidade lendária e uma das mais famosas nesta região da Itália. Tive o prazer de estar 2 vezes nesta cidade charmosa. Os turistas costumam parar em Pisa a caminho de Florença, mas é uma cidade fantástica para se hospedar e oferece muitos outros locais além da lendária torre inclinada. Localizada na costa oeste da Itália, Pisa fica a apenas 20 minutos do Mar da Ligúria e oferece ótimas conexões de transporte para Florença , Livorno e La Spezia . Com uma população de apenas 91.000 habitantes, é uma das menores cidades da região da Toscana, na Itália, mas historicamente tem sido uma das mais importantes e influentes.
Durante o século 11 e seguintes, Pisa ganhou destaque e se tornou uma das principais repúblicas marítimas da Itália. A cidade teve um grande desenvolvimento e cresceu em população e investiu-se na cidade para melhorar sua infra-estrutura e construir seus monumentos mundialmente famosos que ainda hoje existem. Durante a Idade Média, Pisa esteve envolvido em várias batalhas e desempenhou um papel importante nas guerras e feudos entre os guelphs e gibelinos. Hoje a cidade ainda mantém seus portos e isso é responsável por grande parte de sua economia, além disso, devido a edifícios icônicos como a Torre Inclinada, Pisa possui uma infra-estrutura turística bem desenvolvida.
Para aqueles que desejam visitar Pisa, esta cidade possui uma variedade fantástica de belos edifícios históricos e, de fato, possui mais de 20 igrejas históricas. Além disso, Pisa tem alguns museus de classe mundial e belas paisagens ao longo das margens do rio Arno. Esta cidade histórica vale muito mais do que apenas uma visita fugaz e serve como uma excelente base para quem deseja explorar esta região da Toscana.
1. Catedral de Santa Maria Assunta
Esta catedral é às vezes ofuscada pela torre inclinada, mas é uma estrutura bonita por si só e é uma necessidade absoluta ao visitar Pisa.
A construção desta incrível catedral foi iniciada em 1.064 sobre a catedral pré-existente datada de 1.006 e foi concluída em 1.118. A fachada frontal da catedral é verdadeiramente ornamentada com uma série de belos arcos de pedra e mármore e três opulentas portas de bronze.
Além disso, o interior da catedral é absolutamente magnífico – o teto do corredor principal é coberto com decoração dourada e a cúpula da basílica tem um deslumbrante afresco representando a Assunção de Maria.
Possui também a Porta de São Ranieri, feita por volta de 1180 por Bonanno Pisano e decorada com painéis com histórias do Novo Testamento
Essa estrutura é verdadeiramente uma obra-prima da construção religiosa e é maravilhosa de se ver.
2. Torre Inclinada de Pisa
Essa é, em geral, a principal razão pela qual as pessoas visitam Pisa e é uma estrutura conhecida mundialmente.
O Campanile ou torre sineira da Catedral de Pisa é uma bela estrutura por si só, mas ficou famosa por sua inclinação perceptível.
Construída no século XII após a catedral, logo se descobriu que as fundações eram instáveis e o edifício começou a se inclinar.
Até hoje, a torre ainda se inclina e foram tomadas medidas para garantir que ela não entre em colapso.
Além de posar para fotos engraçadas, a arquitetura da torre é realmente fantástica e as 6 fileiras de arcos de pedra são simplesmente lindas.
Além disso, você pode subir ao topo da torre para ter uma visão surreal da cidade circundante.
Veja também – Florli 4444 – Uma caminhada inesquecível na Noruega
3. O Batistério
Embora localizado na Piazza dei Miracoli, o Batistério de Pisa é uma atração digna por si só.
Essa estrutura foi criada na mesma época do Campanile e foi construída para substituir o antigo batistério original.
Esta imensa estrutura tem 54m de altura e tem um design exterior deslumbrante, com muitas estátuas, arcos e decoração diferentes.
Além disso, o teto do batistério está metade completo – metade é coberta com azulejos laranja, enquanto a outra metade permanece nua e nunca foi terminada.
Dentro do batistério, a opulenta decoração continua e você pode encontrar um púlpito e uma fonte altamente decorada.
4. Campo Santo
A estrutura final digna de nota dentro da Praça dos Milagres é o Cemitério Monumental.
Localizado ao lado da catedral, este complexo é feito da mesma pedra que os outros edifícios e apresenta um belo e tranquilo pátio interior.
O corredor interior do edifício principal é banhado de luz e apresenta alguns belos afrescos (se não um pouco desbotados).
Possivelmente a parte mais conhecida deste complexo é o pátio – um grande gramado é cercado por lindas flores e as paredes externas são revestidas com arcos ornamentados para criar uma cena encantadora e fotogênica.
5. Museu Nazionale
Localizado nas margens do rio Arno, o Museu Nacional de Pisa é o museu mais valorizado da cidade e apresenta alguns artefatos e esculturas impressionantes.
Se você está procurando aprender um pouco sobre a história desta bela cidade, este museu é o lugar para se visitar.
Objetos notáveis incluem esculturas originais da Catedral e do Batistério e algumas pinturas maravilhosas que datam dos séculos XII e XIII.
Além disso, há também uma série de manuscritos antigos e outras relíquias religiosas das várias igrejas de Pisa.
6. Santa Maria della Spina
Embora esta igreja seja realmente muito pequena, é considerada uma das mais bonitas de Pisa devido ao seu design ornamentado e localização às margens do rio.
Você pode encontrar a Igreja de Santa Maria della Spina na margem esquerda do rio Arno, em frente ao Museu Nacional de Pisa.
Originalmente criado no século XIII, o edifício apresenta um estilo gótico, com uma série de frontões pontiagudos opulentos e várias janelas rosadas.
O interior é bastante reservado em comparação e apresenta paredes de pedra listradas em branco e verde e uma série de esculturas.
Ao caminhar pelo Lungomare, vale a pena visitar esta igreja.
7. Palazzo dei Cavalieri
A Praça dos Cavaleiros é uma das principais praças de Pisa e o Palazzo dei Cavalieri é um belo palácio que é a atração central.
Este palácio foi construído no século XVI e era originalmente o QG dos Cavaleiros de Santo Estêvão.
A fachada frontal deste palácio é verdadeiramente bonita e apresenta uma decoração espetacular no trabalho de pedra.
Além disso, há uma grande escadaria central que leva às portas principais e uma série de estátuas de pedra representando os Duques da Toscana.
Como um dos palácios principais de Pisa, o Palazzo dei Cavalieri e a Praça dos Cavaleiros são imperdíveis.
8. Dê um passeio ao longo do rio Arno
O rio Arno é um dos principais rios da Itália e Pisa foi construída em torno dessa hidrovia.
Este rio se estende por 241 km e tem sua nascente no Monte Falterona. Portanto, a seção do Arno que atravessa Pisa oferece uma paisagem verdadeiramente bonita e é um lugar incrível para simplesmente caminhar.
Cinco pontes maravilhosas abrangem o Arno, no centro de Pisa, e o Lungarno Mediceo e o Galileo Gallilei correm paralelos ao rio.
As casas e a arquitetura criam um cenário deslumbrante e essa parte de Pisa é verdadeiramente fotogênica.
Veja também – 15 lugares em Malta que você deve conhecer
9. Museu da Ópera do Duomo
Embora este museu tenha uma série de tesouros deliciosos, é um dos menos visitados em Pisa! O Museu da Catedral está localizado na Piazza dei Miracoli e oferece vistas fantásticas da torre inclinada a partir das janelas do segundo andar.
Dentro deste museu, você pode encontrar uma enorme coleção de artefatos e relíquias da Catedral de Pisa e da região circundante.
Os itens incluem bordados, túmulos, esculturas, pinturas e ourives.
Além disso, você também pode encontrar uma série de relíquias da história naval de Pisa e uma série de descobertas religiosas que datam da época romana.
Cada tela é lindamente apresentada e há uma extensa descrição em inglês.
10. Borgo Stretto
Se você está procurando uma combinação de arquitetura fantástica e lojas de varejo de ponta, certamente o Borgo Stretto é o lugar para se visitar! Esta rua encantadora está localizada no coração da cidade e começa na Piazza Garibaldi, ao lado da Ponte di Mezzo.
Nesta rua, você pode encontrar uma variedade de lojas de grife, butiques e cafés pitorescos.
Para quem gosta de um pouco de terapia de varejo, não há lugar melhor para visitar em Pisa! Para quem não está interessado em fazer compras, a bela arquitetura dos edifícios ainda é uma atração imperdível.
11. Torre Guelph
Esta estrutura atraente está localizada nas margens do rio Arno e faz parte do antigo complexo da cidadela.
Este antigo complexo de edifícios já foi a principal área de construção de navios em Pisa durante os séculos XIII e XIV.
Durante o século XV, a torre foi construída, no entanto, como parte das fortificações defensivas da cidade.
Nos tempos modernos, a torre foi reformada e agora está aberta ao público.
Portanto, quando estiver no topo, você terá vistas panorâmicas fantásticas de Pisa – poderá ver o rio Arno em toda a sua glória e até a torre inclinada e a catedral.
12. Mural de Keith Haring
Keith Haring é um artista de renome mundial, famoso por seus murais de parede.
Embora Pisa tenha uma série de edifícios históricos e uma bela arquitetura italiana, apresenta um belo mural desse artista americano.
Localizado perto da Piazza di Vittoria Emanuele II, o mural é uma obra de arte verdadeiramente magnífica e exibe uma visão de paz e harmonia.
Cheio de cores, o mural apresenta 30 figuras diferentes em várias poses e fala de vida e vitalidade.
Com toda a certeza para os interessados em arte, este mural é absolutamente obrigatório e cria um forte contraste com os outros edifícios de Pisa.
13. Jardim Botânico da Universidade de – Pisa Itália
Este belo Jardim Botânico é mantido pela Universidade de Pisa certamente é um lugar maravilhoso para se visitar.
Originalmente, o jardim foi construído no século XVI pela família Medici e foi realocado várias vezes.
Localizado no coração da histórica cidade velha, este jardim é facilmente acessível e contém uma bela variedade de plantas, árvores, flores e fauna.
Em resumo, o jardim é dividido em várias seções diferentes, incluindo jardins, lagoas, estufas e um arboreto.
As estruturas dentro dos jardins botânicos são lindas e a variedade de plantas é simplesmente linda.
14. Ponte di Mezzo
A ponte Mezzo é uma das pontes mais bonitas e proeminentes de Pisa, que atravessa o rio Arno.
Esta ponte tem 89m de comprimento e foi construída em 1947. A pedra branca de Verona foi usada para revestir as laterais da ponte e foi projetada por Sergio Aussant, de Livorno.
Portanto, se você está procurando uma vista fotogênica do rio Arno – esta é a ponte a atravessar.
Ambos os lados da ponte, a arquitetura é fantástica e as vistas são sublimes.
15. Gelateria De ‘Coltelli – Pisa Itália
Inegavelmente, a Itália é famosa por suas sorveterias de classe mundial e Pisa tem a Gelateria De Coltelli.
Esta sorveteria é conhecida em Pisa por seu divino gelato orgânico e uma maravilhosa variedade de lindos sabores picantes.
Localizada nas margens do rio Arno, esta Gelateria é uma necessidade absoluta, se você quiser experimentar um sorvete caseiro autêntico.
Gostou? Me siga no Instagram que lá sempre tem publicações.