Medos – É o que muitas vezes nos impede de viver nossas vidas e realizar nossos sonhos. E é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas não viajam.
Sempre que converso com as pessoas sobre viagens de longo prazo, muitos me dizem que gostariam de fazer o que eu faço. Eles me contam todos os seus sonhos de viagem e grandes planos e, quando questionados por que não os perseguem, apresentam uma infinidade de desculpas:
- Acham que não podem pagar pela viagem.
- Eles temem ter muitas responsabilidades em casa.
- Acreditam não poder fazer amigos na estrada.
- Eles temem não ter a capacidade de lidar com isso.
- Medo que algo lhes aconteça.
Com todo esse medo, é muito mais fácil ficar em casa em nossas zonas de conforto do que sair e viajar. Você pode querer, mas o diabo que você conhece é sempre melhor do que o diabo que você não conhece.
Sim, viajar certamente é um privilégio e há problemas de dinheiro real que mantêm as pessoas em casa. Mas uma das dúvidas mais comuns é sobre “os problemas mentais” das viagens. “Coisas da mentalidade.” Eles pedem demissão e vão em frente? Eles estão no estágio certo de vida? Tudo ficará bem se eles partirem? Eles conseguirão um emprego quando voltarem?
Embora muitas pessoas afirmem que as “responsabilidades do mundo real” são a razão para não viajar, acho que o medo do desconhecido é o que realmente impede as pessoas de irem. Quando você se livra de seus medos e decide “Sim, vou fazer isso!”, Você começa a encontrar maneiras de raspar, economizar, encontrar trabalho e fazer o que quer que o coloque na estrada.
Você se torna uma pessoa com uma missão, nada ficará no seu caminho.
Mas, primeiro, você precisa superar qualquer medo que possa ter!
Você não é a primeira pessoa a viajar para o exterior
Uma das coisas que me confortou quando comecei a viajar foi saber que muitas outras pessoas viajaram o mundo antes de mim e acabaram bem. Você não é a primeira pessoa a sair de casa e explorar o mundo. Colombo e Cabral tinham motivos para estar com medo, você não.
Há uma rota turística bem conhecida em praticamente qualquer lugar que for. Existem pessoas para te ajudar, existem pessoas com quem viajar, você não vai ficar sozinho. E você não está se aventurando no verdadeiro desconhecido.
Veja também – Florli 4444 – Uma caminhada inesquecível na Noruega
Você chegou até aqui
Se você já tem um pé fora da porta, por que voltar agora? O que você vai se arrepender mais tarde na vida: de ter deixado seus medos mantê-lo em casa ou de ter ido viajar? Às vezes, você apenas tem que ir em frente. Tudo dá certo no final. Não volte no meio do caminho. Você consegue fazer isso!
Você é tão capaz quanto qualquer outra pessoa
Sou inteligente, sou capaz e tenho bom senso. Se outras pessoas podem viajar pelo mundo, por que eu não posso? O que me faz pensar que não tenho as habilidades? Percebi que não havia motivo para não poder fazer o que essas outras pessoas faziam. Eu era tão bom quanto todo mundo.
Não duvide de si mesmo. Você passou muito bem em sua vida agora. O mesmo acontecerá quando você viajar. Além disso, agora nunca foi tão fácil viajar graças a todos os recursos disponíveis online e todos os sites de economia compartilhada que ajudam a conectar você com outros viajantes.
As responsabilidades podem desaparecer em um piscar de olhos
Todos usam a “responsabilidade” como principal motivo para evitar viagens. Mas isso é apenas o seu medo de dizer que você tem coisas em casa que não podem ser abandonadas. No entanto, essas responsabilidades são simplesmente correntes que o prendem. Quando cancelei minhas contas, elas desapareceram. Vendi minha moto, os pagamentos acabaram. Quando vendi minhas coisas, não tinha nenhuma. Achamos isso tudo muito complicado, mas com alguns telefonemas, tudo o que me segurava foi embora. De repente, minhas responsabilidades desapareceram. Portanto, é mais fácil do que você pensa.
Você encontrará um emprego quando chegar em casa
Outra razão pela qual as pessoas ficam retidas é a crença de que, quando forem para o exterior, ficarão desempregadas. Eles temem que os empregadores vejam uma lacuna em seu currículo e não queiram contratá-los. Mas, neste mundo globalizado, ter experiência com culturas e pessoas estrangeiras é um verdadeiro trunfo. Isso mostra que você é independente, corajoso e capaz. Afinal, ninguém dá a volta ao mundo sem aprender essas habilidades. Os empregadores percebem isso e agora veem as viagens como uma coisa positiva que ensina habilidades pessoais intangíveis que nenhuma escola de negócios jamais poderia.
Artigos relacionados:
Você vai fazer amigos
As pessoas sempre me perguntam como faço amigos na estrada. Eles me dizem que não são muito sociáveis e que é difícil para eles conhecerem estranhos. A verdade é que quando você viaja, você nunca está sozinho. Existem muitos viajantes solitários no mesmo barco que você. Você encontrará pessoas que virão falar com você, mesmo se você estiver com muito medo de ir até elas. Eu costumava ficar nervoso ao falar com estranhos, afinal sou introvertido, mas o medo diminui quando você percebe que todo mundo quer fazer novos amigos. E um desses amigos é você.
Você pode sempre voltar
Se você fizer três meses de viagem e decidir que uma viagem de longo prazo não é para você, está perfeitamente normal voltar para casa. Não há vergonha em encurtar sua viagem. Talvez viajar não seja para você, mas você nunca saberia se não tentasse. Não existe fracasso no mundo das viagens. Viajar nos ensina muitas coisas, inclusive que, às vezes, não gostamos de viajar. Levantar-se e andar é mais do que a maioria das pessoas, e se não for para você, pelo menos você tentou. Isso em si é uma grande conquista.
O que os outros vão pensar
Certamente este deve ser o motivo que mais impede as pessoas de fazerem qualquer coisa que gostariam. Achar que a opinião de pessoas próximas é mais importante do que a sua própria opinião! Obviamente é de bom senso ouvir o que as pessoas próximas podem dizer, mas com toda a certeza, o maior bom senso é fazer o que você acha que deveria fazer!
Portanto, planeje-se, organize-se e vai! Não deixe o que os outros pensam de você, ou vão pensar te impedir de fazer algo! Se algum dia eu tivesse dado mais atenção aos outros do que a mim, não estaria aonde estou hoje!
O medo é um elemento que afeta tudo o que fazemos. Sim, o medo é uma resposta biológica saudável projetada para garantir que não façamos coisas tolas. Mas, em muitos aspectos, o medo é a razão pela qual nunca temos sucesso. É assustador deixar tudo o que você sabe e rumar para o desconhecido. No entanto, quando você descobrir por que tem medo de fazer isso, perceberá que não há razão para isso. Você pode viajar. Você é capaz. Não é tão difícil quanto você pensa.
Não deixe o medo vencer.
Livros
Lugares distantes: Como viajar pode mudar o mundo
Do For Love: O que acontece quando você une sua paixão por viajar com sua vontade de ajudar?