Existem influências de todas as regiões vizinhas que colidem para produzir uma cultura e uma história mais intrigantes do que você jamais imaginou ser possível, dado o pequeno tamanho de Malta.
Igualmente diversa é a paisagem espetacular que aguarda os visitantes de Malta, desde o litoral dramático e baías coloridas até as aldeias rústicas e a paisagem campestre. Em Malta, existem inúmeras oportunidades de viagens de um dia pelas ilhas que compõem este país mediterrâneo.
Explore as ruas medievais da capital Valletta, visite templos antigos, mergulhe com snorkel em águas claras e desfrute de belas praias douradas ao sol.
Certamente, é um ótimo lugar para se visitar. Estive no começo de Fevereiro, pouco antes da Pandemia parar o mundo e realmente é um lugar maravilhoso.
Uma curiosidade que reparei é o idioma falado pelos nativos, é uma mistura entre Inglês, Italiano e Maltês, tudo ao mesmo tempo. Inclusive enquanto escutava a rádio local me lembro do apresentador falando metade das palavras em Italiano e Maltês e os números em inglês, foi interessante. Mas vamos ao que interessa!
1. Valletta
Qualquer viagem a Malta precisa começar com uma viagem à capital do país, Valletta. Esta pequena cidade é uma espetacular mistura de arquitetura que abrange muitas das épocas históricas de Malta – desde os edifícios medievais do Knights Hospitallier até as defesas mais modernas construídas pelos britânicos durante a Segunda Guerra Mundial.
É um lugar incrivelmente histórico e você pode passar horas simplesmente vagando por essas ruas antigas, admirando os pontos turísticos e atrações da cidade.
Explore as muralhas da cidade, visite a Catedral de São João e visite os muitos museus espalhados por Valletta. Os dois portos encontrados em ambos os lados da cidade também são áreas maravilhosas para explorar, e você pode ter certeza de que ficará fascinado por tudo o que encontrar na cidade.
2. As três cidades – Cospicua, Senglea e Vittoriosa
As Três Cidades é uma intrigante viagem de um dia que percorre três dos locais mais históricos de Malta – as áreas medievais de Cospicua, Senglea e Vittoriosa.
Essas três cidades são encontradas perto de Valletta, a sudeste do Grand Harbour, onde a capital é construída. Você pode pegar um barco ou balsa do outro lado de Valletta para experimentar verdadeiramente essas cidades espetaculares, chegando à sombra das enormes muralhas e fortificações que há muito os protegem da invasão.
As Três Cidades remontam aos tempos medievais e algumas áreas são de fato mais antigas que a própria Valletta. Você pode passar o dia facilmente explorando os becos estreitos e os locais históricos encontrados nas Três Cidades.
3. Palazzo Parisio
O Palazzo Parisio é encontrado na vila de Naxxar, na ilha de Malta, e remonta ao século XVIII. No começo, era apenas um simples pavilhão de caça no campo, mas no início do século 20, um grande palácio foi construído por um marquês – e ele não se conteve com seu design elegante.
É uma propriedade maravilhosamente luxuosa para se visitar e a enorme quantidade de lustres por si só o surpreenderá.
Existem salas imponentes, corredores cobertos de pinturas e retratos e extensos jardins bem cuidados para percorrer.
Veja também – Florli 4444 – Uma caminhada inesquecível na Noruega
4. Caves Marsovin
Encontradas na região de Malta, em Paulo, no lado sudeste do Grand Harbour, as caves Marsovin são um lugar fantástico para visitar para aqueles interessados em aprender mais sobre a florescente cultura do vinho no país.
As adegas são extensas; ao longo dos anos, uma vasta coleção de mais de 100.000 garrafas de vinho diferentes foi coletada e organizada para ser armazenada aqui.
As adegas são históricas, tendo sido construídas pelos Cavaleiros de São João séculos atrás. Hoje, você pode desfrutar de uma experiência de degustação de vinhos como nenhuma outra neste ambiente medieval.
Você pode experimentar os gostos locais, todos produzidos a partir de uvas cultivadas na ilha antes de serem envelhecidas em barris no local.
5. St Julians
St Julians é um distrito de Malta que se encontra ao longo da costa ao norte de Valletta. Aqui você encontra baías coloridas que literalmente começam nos limites da cidade; enquanto as praias são rochosas, elas ainda são bonitas à sua maneira.
St Julians, apesar de ter uma série de atrações históricas e naturais, é talvez mais famoso por sua vida noturna do que por qualquer outra coisa hoje em dia.
É uma área de resort popular, onde você pode encontrar muitos restaurantes e um número ainda maior de bares para os turistas.
É um bom lugar para relaxar e aproveitar algumas bebidas à noite – e talvez até mais algumas bebidas até as primeiras horas da manhã.
6. Marsaxlokk
Marsaxlokk é uma pequena vila que é um dos mais longos assentamentos continuamente habitados em Malta. Localizado no sudeste, este é um porto de pesca encantador que remonta a milhares de anos.
Existem vários templos antigos para visitar na área e, além da história da era neolítica, é um ótimo lugar para explorar os meios de subsistência autênticos de Malta.
Muitos dos moradores ainda são pescadores tradicionais, e todo fim de semana a vila se torna palco de um enorme mercado de peixes, à medida que compradores e vendedores chegam de toda a ilha em seus barcos coloridos.
7. Golden Bay
Uma das praias mais bonitas de toda Malta pode ser encontrada em Golden Bay. Esta pequena enseada abrigada tem algumas das melhores areias do país e se tornou uma das preferidas dos viajantes e turistas.
Apesar de sua popularidade, de alguma forma ainda conseguiu manter uma aparência de seu passado rústico, e mesmo que haja muitos hotéis e resorts ao longo da costa, a própria baía escondida conseguiu evitar muito desenvolvimento direto.
A paisagem aqui é simplesmente espetacular. Você pode desfrutar de um dia de descanso na praia e nadar na água rasa, clara e colorida.
8. Gruta Azul
Infelizmente não pude conhecer quando estive em Malta, mas não poderia deixar de fora esta maravilha. Esta localizada no extremo sul de Malta, a Gruta Azul é um destino icônico para se visitar. Ao longo da costa rochosa, as rochas castigadas pelo clima de Malta, ao longo dos anos, foram criadas em uma série de cavernas únicas que hoje são perfeitas para explorar.
Certamente a melhor maneira de conhecer os arcos e cavernas é pegar um barco ao longo da costa, onde você ficará instantaneamente maravilhado com a paisagem e os brilhantes tons de azul da água.
9. Penhascos de Dingli
A vila rústica de Dingli é o cenário de algumas das costas mais inspiradoras de Malta. Os penhascos de Dingli são uma vista dramática para ver e formar o ponto mais alto da ilha, pois atingem pouco mais de 200 metros de altura.
Esta é uma parte rural da ilha; a vila pelos penhascos é um lugar pitoresco e pastoral para visitar, que remonta a outra era há muito tempo.
10. Buskett Gardens
Quando você chegar em Malta, logo notará que, apesar de seu cenário natural incomparável, a única coisa que falta à ilha é qualquer floresta ou bosque.
A única área que você pode encontrar cheia de árvores é o Buskett Gardens. Esta área única é incomum em Malta e contribui para uma localização interessante para passar o dia, passeando à sombra no belo vale.
É tão bom que como resultado até o Presidente de Malta tenha uma residência oficial nos limites de Buskett Gardens.
11. Hagar Qim e Mnajdra
Este excelente Patrimônio Mundial da Unesco protege um antigo complexo de templos que inclui as duas amplas áreas religiosas de Hagar Qim e Mnajdra.
Encontrados no extremo sul da ilha de Malta, esses templos são uma relíquia de um mundo que existia aqui há muito, muito tempo. Nesse sentido eles podem reivindicar ser um dos mais antigos locais religiosos conhecidos do mundo que ainda estão de pé, com suas origens acreditando que datam de pelo menos o século III ou talvez o século IV aC.
12. Ggantija
Ggantija é outro complexo de templos antigos encontrado em Malta.
Localizado na ilha de Gozo, no norte do país, este local neolítico remonta ao século V a.C e está incluído na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco com o propósito de proteger o resto dos templos pré-históricos de Malta.
Considerando sua idade, as rochas e as pedras que formam este local religioso são inegavelmente bem preservadas em seu layout original.
13. Mdina
Mdina é uma antiga capital de Malta e é encontrada na região norte do país.
A cidade pode ser rastreada até os dias de colonização fenícia da ilha. Por milhares de anos, serviu como capital principal e hoje é um importante local histórico e ainda assim um excelente lugar para passar o dia explorando.
14. Comino
Comparado às duas principais ilhas de Malta e Gozo, o Comino é muito menor e muito menos desenvolvido.
Portanto, é um ótimo lugar para passar o dia se você estiver procurando uma parte intocada do país para explorar, e é tão bonito e dramático quanto em qualquer outro lugar do arquipélago.
15 – Popeye Village
Popeye Village fazia parte do set de filmagempara Popeye, um filme musical 1980 estrelado por Robin Williams e foi filmado aqui em Malta.
A cidade de Sweethaven foi criada do nada com quebra-mares construídos na baía e madeira importada do Canadá para criar os edifícios. Foi recuperada pelos moradores depois que as filmagens foram concluídas e se transformaram na atração familiar ‘Popeye Village’ que você pode visitar hoje.
Precisando de itens para viajar, confira aqui!
Livro – Lonely Planet Malta & Gozo
Adaptador Tomada Universal Padrão 150 Países Viagem