Trabalho Voluntário

Trabalho voluntário em Tromso na Noruega

Se você pensa em viajar o mundo, mas a sua condição financeira não é das melhores, você pode realizar um trabalho voluntário em troca de hospedagem e alimentação, assim você consegue reduzir ao máximo seu custo de vida no local que deseja visitar. 

Eu estava morando em Londres e certo dia comecei a pesquisar sobre o assunto. Já conhecia alguns sites e então resolvi me cadastrar em um deles para tentar uma vaga de trabalho voluntário.

Os 2 sites mais conhecidos são o WorldPackers e o Workaway, resolvi me cadastrar no WorldPackers, que por sinal pertence a um brasileiro.

 

Iniciando as pesquisas

 

Comecei a pesquisar os locais que gostaria de conhecer, porém, queria que fosse na Europa, já que devido a Pandemia não seria muito indicado ir para muito longe e também porque minha base está em Londres, assim, se algo desse errado poderia voltar para lá. 

Encontrei um lugar no interior da Inglaterra e fiz a aplicação, mas tive a solicitação negada porque já estava completo o time de voluntário para os próximos meses. Então fui a procura de outro lugar. 

Sempre tive vontade de ver as famosas Auroras Boreais, portanto resolvi procurar algum lugar onde este fenômeno acontece, achei um Hostel em Tromso na Noruega e fiz a aplicação. No mesmo dia Robin, o dono do Hostel me respondeu que entraria em contato via whatsapp para conversarmos e acertamos os detalhes. 

Ele me explicou o que eu teria que fazer e quando teria que trabalhar, a princípio ficou acertado que eu trabalharia 2 ou 3 horas por dia com 1 dia livre. Ajudando na limpeza e check in / check out do hostel e depois estaria livre durante o dia para fazer o que quisesse. A princípio definimos que ficaria cerca de 2 meses por aqui, mas podendo ser prolongado. 

Acertado isso, comprei a passagem para Tromso, nesse caso o meu único gasto, já que alimentação e hospedagem não teria que ser paga e aguardei o dia da viagem chegar. 

 

Pandemia

 

Devido a pandemia existem vários detalhes que precisamos se atentar, uso de máscara, distanciamento e verificar as regras de entrada em outros países.

Na Europa, cada país tem uma restrição de entrada para voos Internacionais. Quando acertei os detalhes com Robin, as regras de entrada na Noruega para quem vinha da Inglaterra estava com a bandeira amarela, o que significa que não precisaria ficar de quarentena. Porém, alguns dias depois a bandeira mudou para vermelha e então tive que ficar de quarentena por 10 dias. 

Eu poderia sair, ver a cidade, mas não poderia ir em lugares fechados ou em lugares públicos com aglomeração de pessoas.

Chegando em Tromso, Robin estava me esperando no aeroporto, me levou ao Hostel e explicou o que teria que fazer. Passado alguns dias, posso dizer que foi uma ótima escolha. Já que estou chegando ao fim da quarentena, e até o momento tive muito tempo livre e sem nenhum gasto. 

Veja também – Supere seus medos de viagem
Como funciona o Worldpackers?

 

É um site que conecta voluntários e pessoas que precisam de ajuda de alguma maneira. Pode ser um hostel na Noruega, mas também pode ser uma fazenda nos alpes suíços, ou quem sabe ensinar alguma habilidade que você tenha para crianças no Nepal. Existe milhares de maneiras diferentes e em todos lugares do Mundo para se conectar.

Acesse o site do Worldpackers para verificar.  https://www.worldpackers.com/

Esta é uma das maneiras mais baratas e fáceis de viajar o mundo, retirando as despesas de alimentação e moradia, seu único gasto será com as passagens. 

Se você possui um certo receio de fazer isto, faça um teste no Brasil mesmo, antes de tentar algo mais longe. Existem milhares de vagas, que podem ter a duração de 1 semana ou até mesmo alguns meses. 

Para finalizar, vou deixar algumas fotos que tirei quando fomos a caça de auroras. Assim como eu, haviam mais 2 pessoas de quarentena, então pegamos o carro disponivel no hostel e fomos ver este espetáculo da natureza. 

 

Trabalho voluntário

Trabalho voluntário Trabalho voluntário Trabalho voluntário

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *