Assistente Virtual

Como se tornar um Assistente Virtual

Você é bom com computadores, seguindo instruções e mídias sociais? Você pode ser o ajuste perfeito para trabalhar como assistente virtual e ganhar dinheiro online remotamente.

O que é um assistente virtual?

Isso mudará de cliente para cliente, mas essencialmente um Assistente Virtual pode executar qualquer tarefa digital que você precisar!

A maioria dos assistentes virtuais fornece suporte a seus clientes, respondendo a e-mails, atualizando sites, organizando arquivos, contabilidade, coordenando agendas, gerenciamento de mídia social, pesquisa ou até mesmo edição de fotos e vídeos.

De fato, basicamente qualquer tarefa pequena que seu cliente não queira ou não tenha tempo para realizar. Liberando um tempo valioso que pode ser usado em seus objetivos comerciais principais.

Nos tempos modernos, certamente a necessidade de um assistente executivo para trabalhar no mesmo espaço físico de escritório que seus clientes reduziu drasticamente com o poder da Internet, ferramentas online e novos softwares.

Deveres e tarefas do assistente virtual

Assistentes virtuais podem trabalhar como assistentes executivos, assistentes administrativos ou assistentes pessoais, dependendo do cliente. As tarefas podem incluir coisas como:

Gerenciamento de E-mail

Respondendo a e-mails de suporte ao cliente, destacando oportunidades de negócios promissoras para o cliente acompanhar, recusando ofertas pouco atraentes, eliminando mensagens de spam ou elaborando um boletim mensal .

Gerenciamento de Mídias Sociais

Agendamento de postagens em contas de mídia social como Facebook, Pinterest, Instagram e YouTube. Projetando gráficos para usar, elaboração de descrições, pesquisando hashtags e talvez até respondendo a comentários, atualizando perfis e muito mais.

Gerenciamento de Site

Formatar, editar, redigir e agendar postagens de blog no WordPress ou outro CMS (Content Management System) para o site do cliente. Moderando a seção de comentários. Corrigindo links quebrados e outras tarefas gerais de manutenção de sites.

Tarefas administrativas

Gerenciando o calendário de um cliente, definindo horários, agendando viagens, criando planilhas, atendendo telefonemas etc.

Os conhecimentos de informática também são muito importantes, assim como o conhecimento de certos programas de software comuns, como:

  • Processadores de texto (Microsoft Word, Google Documents)
  • Planilhas (Excel, Planilhas Google)
  • Plataformas de blogs (WordPress)
  • Editores de imagem (Adobe Photoshop, Canva)
  • Ferramentas de mídia social (vento de cauda, ​​buffer)

Benefícios de trabalhar como assistente virtual

Assistente Virtual

1. Trabalhe de qualquer lugar do mundo

Certamente, para mim, isso cancela TODAS as desvantagens do trabalho de AV.

Ter a oportunidade de trabalhar de qualquer lugar te dará a liberdade de viver a vida nos seus próprios termos. Você pode trabalhar em casa , em um café, em uma cidade diferente ou até em um país estrangeiro!

2. Corte custos no seu trajeto

Quando se trabalha em um escritório típico,  as pessoas perdem na média cerca de 2,5 horas no seu trajeto (Casa/escritório) todos os dias.

Trabalhar em casa te permite economizar muito dinheiro. Imagina que seu gasto seja de R$ 250 todo mês – isso é  R$ 3.000 por ano. Esse é o preço de uma nova câmera ou umas férias incríveis no exterior.

3. Defina seu próprio horário

Se trabalhar das 8 as 18hrs funciona para você, ok! Mas, se não, que tal encontrar um emprego que permita que você trabalhe no momento que mais lhe convier.

Não é uma pessoa da manhã? Faça o turno da tarde. Também não é uma coruja da noite? Não é um problema, trabalhar das 11h às 19h resolve esse problema. Esse é o tipo de flexibilidade que você simplesmente não encontra em um ambiente típico de escritório.

4. Gaste mais tempo com sua família

O que você faria se alguém lhe desse 2,5 horas extras no seu dia? Que tal passar com as pessoas que ama, fazendo as coisas que costumava guardar para os fins de semana.

A desvantagem dos trabalhos de assistente virtual

Assistente Virtual

1. Solidão

Antes de mais nada, se você está pensando em entrar no mundo nômade digital , terá que se acostumar com a ideia de estar sozinho.

Não há ninguém sentado ao seu lado para apoiá-lo ou até mesmo conversar um pouco durante o almoço. Se isso não soa como sua xícara de chá, às vezes você deve procurar espaços de trabalho conjunto ou eventos de networking aos quais possa ir à noite para ter alguma interação humana em seu dia.

2. Distrações

Inegavelmente quando não há ninguém olhando por cima do ombro o dia inteiro, certificando-se de que você está focado na tarefa em mãos, é fácil se distrair com tudo e qualquer coisa!

Você deve se lembrar de que só será pago pelas horas que realmente completar, e não pelos 40 minutos que passa sonhando acordado pela janela.

3. Auto-disciplina

Atando bem ao último ponto, a autodisciplina é uma habilidade. Tecnicamente, você é seu próprio chefe agora, portanto, certifique-se de concluir a tarefa a tempo.

Se você não tiver autodisciplina, ficará sem produtividade. Defina limites, prazos e regras, e cumpra-os.

Quanto dinheiro você pode ganhar?

No Brasil ainda é incomum esta profissão e não saberia estipular um valor em Reais, mas usei uma média em doláres americanos que é o que os Assistentes virtuais geralmente podem ganhar no exterior. Entre $ 10 e  $ 35 por hora, com uma taxa horária média de cerca de $ 16. Realmente vai depender de suas habilidades, qualificações e nível de experiência.

Se você está apenas inserindo dados, o pagamento pode não ser tão bom.

Mas se você desenvolveu algumas habilidades básicas de design gráfico, entende o WordPress, sabe como editar vídeos e fotografias, tem uma experiência profunda com plataformas de mídia social ou outro conhecimento especializado, pode ganhar mais.

Onde encontrar empregos de assistente virtual

Se você estiver pronto para começar a ganhar dinheiro extra com uma empresa de assistente virtual, aqui estão alguns lugares para começar.

Sites freelancers

Mídia social

Informe à sua família e amigos que você está procurando um emprego de assistente virtual, publicando-o nas mídias sociais. Principalmente porque a rede é uma ferramenta poderosa. Você pode se surpreender ao conhecer alguém que pode ajudá-lo com um emprego.

Chegar a clientes em potencial

Com toda a certeza que você segue alguns blogueiros profissionais , criadores de vídeos do YouTube ou influenciadores de mídia social com quem gostaria de trabalhar. Não faz mal enviar a todos uma mensagem rápida por e-mail oferecendo seus serviços.

Seja amigável, não seja agressivo e, se não estiverem contratando – talvez conheçam alguém.

 

Dicas para conseguir sua primeira posição de assistente virtual

Assistente Virtual

Etapa 1: trabalhe com suas habilidades

Primeiramente é definir as habilidades que você pode usar como um Assistente Virtual. Não tem certeza se você tem as habilidades certas para o trabalho? Sem problemas!

Separe algumas horas todas as semanas com a finalidade de aprender habilidades e, dentro de alguns meses, você estará pronto para colocar seus novos conhecimentos à prova.

Portanto, você pode assistir a milhões de vídeos no YouTube que ensinam a executar uma campanha de mídia social bem-sucedida, gerenciar compromissos no calendário, editar vídeos no Final Cut Pro, criar imagens de mídia social usando o Adobe Photoshop e muito mais.

Etapa 2: encontre o setor certo

Muitas pessoas vão direto à Internet para procurar emprego. Encontre algo que te prazer em trabalhar  e divulgue. Por exemplo: Você quer trabalhar com o setor de viagens. Então fale para a família e amigos: “Estou procurando um papel de Assistência Virtual na indústria de viagens. Se você conhece alguém que possa me ajudar, me informe.”

Depois, coloque a mensagem para suas conexões no Facebook e Instagram.

Etapa 3: Crie um currículo e uma carta de apresentação

Jogue fora o chato Microsoft Word CV que você criou quando tinha 16 anos na aula de informática! É hora de uma atualização moderna.

Use a ferramenta de criação de currículo do Canva.com. Não apenas ele tem uma tonelada de modelos para você usar, mas você também pode personalizá-los para realmente mostrar suas melhores habilidades e destacar as muitas razões pelas quais alguém deve contratá-lo.

Não tenha medo de adicionar um pouco de personalidade ao seu currículo. Lembre-se de que seu potencial empregador provavelmente está analisando centenas de currículos, então você deseja que ele abra o seu e diga “Ooooh, o que é isso?”. Deixe-os se sentindo intrigados.

Lembre-se de que seu currículo deve ter apenas 1 a 2 páginas e sua carta de apresentação deve ter no máximo 2 a 3 parágrafos. Os empregadores geralmente não têm muito tempo para analisá-los; portanto, você precisa apresentar as informações da maneira mais concisa possível.

Etapa 4: Preparação da entrevista para assistente virtual

Agora que você acertou em cheio o currículo e a carta de apresentação, é hora de se preparar para a etapa da entrevista.

É quase 100% garantido que eles pedirão que você conte mais sobre você, portanto, tenha um pouco de conversa  no espelho previamente elaborada.

Lembre-se de que você não precisa se concentrar apenas no lado comercial da vida. Dê a eles uma visão dos seus hobbies, de onde você se inspira e como sua vida o levou a esse novo papel.

Este é o seu momento para mostrar exatamente por que você é perfeito para a posição de assistente virtual; portanto, reserve um tempo para discutir suas habilidades, sua experiência e sua educação (mesmo que seja apenas do Youtube).

Eles vão gostar de saber que você está constantemente aprendendo e melhorando seu conhecimento das principais habilidades necessárias para o papel.

Portanto, sempre tenha 2 a 3 perguntas preparadas para perguntar ao final da entrevista. Caso contrário, pode parecer que você não está interessado em descobrir mais sobre eles ou seus negócios.

Se eles já responderam a todas as suas perguntas ao longo da entrevista, você pode dizer a eles a pergunta que deseja fazer e agradecer por já terem respondido com tantos detalhes.

Etapa 5: Vá acima e além

Mostre a eles seus designs de imagem de mídia social ou escreva uma amostra de um blog de viagem para mostrar o quanto você é sério em tirar essas tarefas de suas mãos.

Você não apenas se destacará da multidão, como também instantaneamente criará confiança para que você possa fazer o trabalho.

Você precisa fazer o que for preciso para se destacar das centenas de outros candidatos.

A verdade é que existem muitas vantagens e desvantagens nesse tipo de trabalho, mas se você pode dominar a arte da assistência virtual, o mundo é sua ostra!

É preciso dedicação, motivação e uma enorme quantidade de autodisciplina, mas é definitivamente um emprego dos sonhos que lhe dará a liberdade de viver a vida em seus próprios termos (e viajar, se você quiser).

Portanto, se você está tentando encontrar um emprego de AV no momento, lembre-se de que o primeiro cliente é o mais difícil. Se você conseguir o primeiro cliente, os próximos 50 clientes não deverão ser um problema.

Portanto, continue tentando, continue aprimorando suas habilidades e não pare de aprender até que esteja vivendo de uma rede em algum lugar com o laptop em uma mão e um coquetel na outra!

Sites remotos de listagem de tarefas

Ferramentas e software úteis

 

Equipamentos úteis para trabalhar como Assistente Virtual

Notebook Acer Aspire 3 A315-54K-31E8 Intel Core I3 4GB RAM 1TB HD 15,6

Carregador Portatil, Xiaomi, 20000mah, Branco

Apple iPhone 11 Pro

Smartphone Samsung Galaxy S20+

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *