10 dicas úteis para se manter produtivo e trabalhar em casa
Trabalhar em casa não é tão fácil quanto parece, e muitas pessoas estão subitamente aprendendo isso da maneira mais difícil. Aqui estão algumas dicas que, espero, facilitem para você!
Com a pandemia de Coronavírus causando um impacto econômico, físico e emocional em todo o mundo, milhões de profissionais inesperadamente foram forçados a trabalhar em casa e se comunicar pela primeira vez.
Trabalhar em casa pode ser complicado quando você não tem colegas de trabalho ou chefes por perto para mantê-lo no caminho certo. É fácil se distrair, sentir-se sozinho, ficar sobrecarregado ou ficar improdutivo!
Então, aqui estão minhas melhores dicas para trabalhar em casa para ajudá-lo a enfrentar esse novo normal – quem sabe, talvez você nunca mais queira voltar ao escritório !
Dicas para trabalhar melhor em casa
1. Crie um escritório em casa ou espaço de trabalho
Trabalhar em casa não significa digitar no seu laptop a partir de uma rede de praia. Fotos assim geralmente são exibidas e simplesmente não são práticas. Você já tentou ler seu laptop lá fora sob o sol forte?
Um dos maiores desafios para trabalhar em casa, segundo Nicholas Bloom, professor de economia de Stanford, é manter o trabalho separado do resto da sua vida. Criar um espaço de trabalho dedicado ajuda.
Eu recomendo investir em coisas como uma mesa de pé , cadeira ergonômica para escritório , um monitor externo para seu laptop, pendurar obras de arte nas paredes, colocar vasos de plantas ao redor (reais ou falsos) e criar um espaço de trabalho que o ajude a se sentir calmo e produtivo. Seja como for.
Embora seja possível trabalhar no sofá ou no balcão da cozinha, é muito mais fácil se distrair se você não usar uma sala ou canto dedicado que você tenha projetado especificamente como espaço de trabalho.
2. Atenha-se a um horário de trabalho
Quando se começa a trabalhar em casa, geralmente se trabalha apenas quando esta com vontade. Por que não dormir até o meio dia e trabalhar depois disso? Bem, depois de alguns meses disso, percebe-se que não esta realmente fazendo muito.
Eventualmente, você percebe que precisará de uma rotina regular, como quando estava trabalhando no escritório. Um horário de início dedicado, um horário de término e talvez até algum tipo de “deslocamento” para atuar como uma transição entre o dia de trabalho e o horário de casa.
Escolha as horas que você gostaria, é claro, mas fique com elas. Algumas pessoas, trabalham melhor de manhã, outras preferem noites.
3. Coloque algumas calças!
Vista-se como se fosse para um escritório, como quando tinha um emprego típico. Com certeza isto fará toda a diferença. Após sua rotina matinal, arrume-se e vá trabalhar.
Definitivamente, você pode se vestir de maneira mais descontraída, mas trabalhar no computador doméstico sem calça provavelmente é o melhor para as sextas-feiras causais .
Além disso, se costuma fazer videoconferências, você provavelmente quer parecer apresentável na câmera. Isso também significa tomar banho, fazer a barba, cabelo, maquiagem, etc. Seja qual for a sua rotina – mantenha a maior parte dela.
4. Evite distrações comuns
Hoje em dia é muito fácil se distrair – de fato, as empresas estão fazendo bilhões tentando descobrir novas maneiras de lutar por sua atenção limitada. Esses desafios são especialmente difíceis para as pessoas que trabalham em casa.
Eu recomendo sair completamente de contas de mídia social como Facebook, Instagram e Twitter quando você não precisar acessá-las para fins profissionais. Desative também algumas notificações no seu smartphone.
Se isso ainda não for suficiente, você pode usar software como o Screen Time da Apple, que limita quando você pode acessar esses programas. Para não se distrair com outras coisas em sua casa, tente pegar um par de fones de ouvido com cancelamento de ruído e ouça suas músicas favoritas.
Você precisa acelerar e se policiar! Caso contrário, de repente você verá o relógio percebendo que o dia acabou – sem nada para mostrar.
5. Comunique-se com os entes queridos
Quando você começa a trabalhar em casa, outras pessoas podem não entender o que isso significa. A família e os amigos podem presumir que você não tem nada para fazer o dia inteiro ou adiar seu trabalho indefinidamente para ajudá-los com tarefas e tarefas aleatórias.
Não é assim que isso funciona. Por favor, explique que trabalhar em casa não muda muito – você ainda precisa ser rigoroso quando o horário de trabalho começa e termina. Não deixe que eles tirem vantagem do fato de você estar em casa.
Estabeleça limites e informe às pessoas que haverá blocos de tempo em que você precisará se concentrar no trabalho e nada mais. Porque se você não está trabalhando, não está ganhando dinheiro! Trabalhar em casa não é um período de férias prolongado.
6. Faça algum exercício
Não negligencie seu corpo enquanto trabalha em casa. Mesmo se você se sentar em uma mesa o dia todo, há maneiras de se exercitar e manter-se saudável. Lembre-se de que, em um ambiente normal de escritório, você se desloca pelo prédio – faça o mesmo em casa.
Faça uma pausa e dê um passeio pela rua. Experimente usar uma mesa de pé para não ficar sentado em uma cadeira o dia todo. Pratique rotinas de alongamento no escritório a cada poucas horas.
Talvez vá à academia ou faça uma corrida antes / depois do trabalho. O exercício regular o ajudará a se sentir saudável e a manter o foco no trabalho em questão. Você será mais produtivo.
7. Lembre-se de socializar
Trabalhar em um escritório em casa 5 dias por semana pode ser solitário. Em um escritório comum, você tem colegas de trabalho para brincar ou acompanhar as fofocas mais recentes. Tente acompanhar esses tipos de interações sociais – e encontre novas.
Conecte-se a outras pessoas através de programas de mensagens como Slack ou videochamadas como Zoom. Até as mensagens de texto funcionam. Confira os colegas de trabalho, veja como eles estão, receba recomendações de livros ou pergunte o que eles estão assistindo ultimamente.
Você também pode participar de comunidades on-line compostas por outras pessoas que trabalham em casa como você.
8. Encontre tempo para descomprimir
Enquanto os introvertidos entre nós (como eu!) Prosperam trabalhando em casa, outros podem experimentar fortes sentimentos de solidão e depressão sem a configuração normal do escritório a que estão acostumados.
Essa é uma das razões pelas quais é tão importante descomprimir após o trabalho.
Faça uma caminhada. Brinque com seus animais de estimação ou crianças no quintal. Faça yoga ou meditação, ouça música ou um podcast ou faça uma vídeo chamada com os amigos.
Tudo o que você precisa para relaxar e “desligar” o modo de trabalho do dia, faça-o.
9. Folgue nos dias doentes
Só porque você está trabalhando em casa não significa que você deve trabalhar se estiver se sentindo doente. Se você trabalha por conta própria, pode ser tentador trabalhar na cama a partir do seu laptop. Não faça isso – é melhor descansar e ficar saudável novamente o mais rápido possível.
Se você trabalha em outra empresa, eles oferecem licença médica paga enquanto você trabalha remotamente? Que tipos de diretrizes existem para esse cenário? Faça perguntas e converse com recursos humanos para descobrir.
Ninguém deve ser forçado a trabalhar enquanto estiver doente, trabalhando em um escritório típico ou trabalhando em casa. Obtenha respostas agora para que não haja mal-entendidos. Com tantas pessoas forçadas a trabalhar remotamente pela primeira vez – é provável que haja alguns problemas.
10. Trabalhar em casa com crianças
Um benefício para trabalhar em casa é a capacidade de passar mais tempo com sua família. Mas isso também pode ser uma dor de cabeça, pois tenho certeza que muitos estão enfrentando escolas fechadas durante a pandemia.
É difícil tentar fazer malabarismos com os pais enquanto trabalha em casa.
Tente estocar livros, jogos e quebra-cabeças para mantê-los entretidos. Não tenha medo de ativar o Netflix Kids e deixá-los assistir a programas ou filmes também. Tempos extraordinários exigem medidas extraordinárias!