Esse é um livro de empreendedorismo e foi escrito pelo Flávio Augusto da Silva. Ele é um grande empreendedor, fundador da Wise up e mais outros negócios de destaque no Brasil e no exterior. O título chama muito a atenção com esse nome: “Ponto de Inflexão”.
Ponto de Inflexão, na matemática é o ponto no gráfico onde a curvatura muda de sinal. É exatamente onde o gráfico passa a representar o oposto. E essa sacada do Flávio para o título foi muito boa! A mensagem que ele quis trazer foi a de que na vida de todos, existem diversos pontos de inflexão, que dependendo da sua decisão, tudo irá mudar.
Acontece que muitas vezes nós não percebemos quando esses pontos de inflexão passam nas nossas vidas. Então ele mostra exemplos de momentos na sua vida em que a decisão a ser tomada mudou toda a história dele dali para frente, ou seja, ali foi realmente um ponto de inflexão na vida dele.
Ele fala bastante da importância para ficar atento aos momentos que podem ser pontos de inflexão nas nossas vidas e que muitas deixamos passar tomando a decisão mais fácil e previsível. No livro ele fala com detalhes vários pontos de inflexão na carreira empreendedora dele. Vou falar resumidamente apenas uma das histórias dele dentre as que ele comenta no livro.
A Escola Naval
O pai do Flávio Augusto era militar, então para seguir o exemplo do pai ele ficou interessado em seguir a carreira militar também. Portanto, na oitava série na época, ele encarou a empreitada de entrar num curso preparatório para fazer um concurso e entrar para a Escola Naval e fazer parte dos fuzileiros navais. Depois de um ano no curso preparatório sendo pago por boa parte do salário da mãe dele ele não passou no concurso.
Esse foi o primeiro ponto de inflexão da história. Ele teve que escolher entre seguir para o ensino médio comum ou dedicar mais um ano estudando para o concurso sem garantia de que conseguiria passar de fato na Escola Naval. Por mais um ano ele se preparou e fez a prova no ano seguinte, só que mais uma vez ele não estava dentre os aprovados. Pela segunda vez ele decidiu lutar por mais um ano até tentar passar para a escola de Fuzileiros Navais.
Então no final da terceira tentativa ele passou no concurso e conseguiu o tão almejado objetivo. A lição que ele trás nessa história foi que esse fato na história dele foi determinante pra ele desenvolver a autoconfiança. Ele diz no livro que nesse fato ele desenvolveu uma autoconfiança muito grande, tinha a sensação de que conseguiria qualquer coisa, desde que se dedicasse até conseguir e sem desistir.
Então de certa forma, pode-se dizer que a autoconfiança que se precisa ter pra montar bons negócios ele desenvolveu principalmente nesse episódio. Esse foi um dos pontos de inflexão porque fica no ar o que teria acontecido de diferente na vida o Fávio Augusto se ele tivesse desistido na primeira dificuldade. Provavelmente a vida dele teria seguido um rumo totalmente diferente.
Conclusão
Partindo desse princípio, todos nós temos diversos pontos de inflexão nas nossas vidas. Portanto, se pararmos pra pensar, as decisões que tomamos em momentos importantes refletem como nossa vida é hoje. Muitas vezes as decisões tomadas esses momentos refletem como estaremos no futuro. A ideia do livro é ficar atento aos momentos que dependendo da decisão que você tomar impactará diretamente na sua vida como um todo.
E com isso tomar a melhor decisão que impactará de maneira mais positiva possível na sua vida e dos seus entes queridos. Fazendo um exercício consigo identificar vários pontos de inflexão que aconteceram na minha vida. Alguns momentos que eu me orgulho pelas decisões tomadas e outras situações nem tanto.
E você? Consegue identificar pontos de inflexão que aconteceram na sua história?