Os melhores trabalhos para gerar renda viajando permitem que você explore o mundo sem se preocupar. Aprenda como conseguir uma dessas carreiras incríveis!
Deseja poder viajar mais? Se você gosta de viajar tanto quanto eu, mas não pode deixar de trabalhar completamente, está com sorte. Na verdade, existem muitas oportunidades diferentes de trabalho em viagens para ganhar dinheiro viajando pelo mundo.
Seja buscando oportunidades de trocar trabalho por acomodação, conseguir um emprego independente do local que lhe permita a liberdade de viajar para o exterior ou carreiras de longa duração – você tem opções.
Como trabalhar e gerar renda viajando
Primeiro um pequeno aviso. Se todos os trabalhos fáceis de viajar fossem fáceis de obter, todos teriam um! Muitas dessas profissões exigem paixão, treinamento especializado, comprometimento de tempo e talento.
Não existe uma maneira mágica de ganhar instantaneamente muito dinheiro viajando.
A verdade sobre se tornar um nômade independente de localização é que são necessários anos de trabalho duro e sacrifício nos bastidores – algo que muitas pessoas convenientemente ignoram.
Todos temos as mesmas 24 horas, como você gastará a sua?
Expatriados, nômades digitais ou mochileiros?
Nem todos os trabalhos de “viagem” são criados igualmente. As oportunidades de desejo de viajar listadas aqui se enquadram em uma das seguintes categorias – empregos de expatriados, empregos nômades digitais, carreiras na indústria de viagens ou o que chamarei de mochileiros. Qual a diferença que você pergunta?
Empregos de viagem para expatriados
Expatriação significa “expatriado”. Ou seja, enquanto você é cidadão de um país, você decide morar / trabalhar em um país estrangeiro. Os trabalhos de expatriados estão relacionados apenas às viagens em que você trabalha em um país diferente do seu. Você pode morar nesse país por meses ou anos de cada vez, para não ser exatamente nômade.
Exemplos: professor de inglês, babá, serviço externo etc.
Nomades digitais
Um Nomade Digital pode gerar renda viajando a partir do computador. Isso os torna independentes da localização. Desde que tenham acesso à internet, eles podem ganhar a vida. Os blogs se enquadram nessa categoria, por isso também descreve meu estilo de vida. Os nômades digitais são livres para viajar à vontade, trabalhando em cafeterias, hotéis ou espaços de trabalho conjunto. Ou eles podem trabalhar em casa também.
Exemplos: negócios online, redação freelance, mídias sociais etc.
Mochileiros
Mochileiros fazem trabalhos que eu chamarei de trabalhos de viagem “alternativos”. O tipo de trabalho que pode não exigir um computador ou diploma universitário, mas tem uma abordagem mais prática. Pense em músicos, artistas ou trabalho manual.
Exemplos: vendedor ambulante, músico, trabalho agrícola, etc.
Carreiras na indústria de viagens
Por fim, também incluirei algumas opções populares de carreira no setor de viagens. Esses são trabalhos de viagem de negócios mais “tradicionais” no setor de hospitalidade e turismo. Posições como agentes de viagens, conselhos de turismo locais e marketing de viagens.
Exemplos: agente de viagens, guia turístico, marketing turístico, etc.
Os melhores trabalhos para gerar renda viajando
Os seguintes trabalhos de viagem abrangem uma ou mais dessas categorias. Se você deseja a segurança do trabalho permanente, mas também quer morar em outro país, trabalhar no exterior em uma posição regular de período integral pode ser o melhor.
Lembre-se de que nem todos esses trabalhos são adequados para todos. Se você possui um diploma universitário, pode não estar tão disposto a colher frutas em uma fazenda quanto outra pessoa. Ou talvez você seja! Eu não vou julgar.
Todos temos diferentes experiências, habilidades e níveis de conforto.
1. Blog de viagens
Pessoas que viajam muito enquanto ganham dinheiro como blogueiro é um emprego dos sonhos para muitos. Mas, como a maioria das coisas na vida, é dificilmente simples. Ganhar a vida com um blog de viagens é um trabalho árduo e pode levar alguns anos.
No entanto, um blog de viagem não é a única opção. Outros exemplos incluem blogueiros de culinária, blogueiros de moda e blogueiros de estilo de vida. A renda geralmente vem de publicidade, marketing afiliado, venda de produtos, projetos de influenciadores etc. Mas, primeiro, você precisa criar uma audiência!
2. Ensine inglês online
Além de viajar para o exterior para ensinar inglês em uma escola estrangeira, também há uma demanda por professores de inglês on-line para orientar crianças via bate-papo por vídeo, como o Skype. Vários serviços de ensino de inglês online surgiram nos últimos anos, principalmente na China.
3. Empregos de Iate à Vela
Você pode se imaginar navegando pelo mundo trabalhando no iate particular de um cara rico? Este é um trabalho incrível que requer viagens! É uma maneira divertida de ver alguns locais exóticos. Sua comida e acomodação também são cobertas, o que é ótimo para economizar dinheiro.
Tudo bem se você nunca trabalhou em um iate antes, porque o trabalho de marinheiro ou mordomo são posições básicas que pagam muito bem. Tudo o que você precisa fazer é fazer um curso rápido e passar algum tempo em um belo destino de iatismo enquanto procura trabalho.
4. Empregos de garçom no exterior
Bares, boates e restaurantes estão localizados em todo o mundo e a descrição do trabalho é praticamente a mesma em todos os lugares. Ajuda a falar o idioma, portanto, talvez você precise investir em algumas semanas de aulas de idiomas.
Lugares turísticos serão mais fáceis de encontrar trabalho neste setor e não há exigência de tempo mínimo ou máximo. Além disso, quanto mais experiência você ganha como garçom de bar, mais oportunidades de emprego serão abertas, com potencial para maior renda.
5. Trabalho Remoto e Teletrabalho
Mais e mais empresas estão descobrindo os benefícios da contratação de trabalhadores remotos – permitindo que os funcionários trabalhem em casa ou em qualquer lugar com uma conexão Wi-Fi. Trabalhar on-line ou teletrabalhar está se tornando uma opção para profissionais de diversos setores.
Portanto, talvez você nem precise aprender novas habilidades, dependendo da sua profissão atual. Mas como você encontra as empresas que o pagam para viajar ou que estão contratando trabalhadores remotos? Existem alguns bons quadros de trabalhos remotos que publicam esses tipos de posições. Trabalhos como coleta de dados, pesquisa, vendas, assistentes administrativos e muito mais.
6. Torne-se um guia turístico local
Você pode considerar trabalhar como guia ou assistente de turismo local para uma empresa de turismo internacional, em um único local popular ou para passeios com vários destinos. Outra opção é tornar-se um empresário de viagens e criar seus próprios passeios personalizados!
Talvez sejam os melhores pontos de surf não marcados, uma incrível caminhada local ou mostrando às pessoas os melhores bares e restaurantes da cidade. Tornar-se um guia de turismo é uma ótima maneira de ganhar dinheiro no setor de viagens e compartilhar seu amor por viajar.
7. Trabalhe em albergues de mochileiros
Os albergues para mochileiros freqüentemente contratam viajantes para preencher vagas a curto prazo em troca de hospedagem e alimentação gratuitas. Existem muitos tipos diferentes de trabalhos, desde trabalhar na recepção a tarefas domésticas ou de barmen. Se você planeja ficar a longo prazo, alguns albergues também oferecem posições pagas.
8. Instrutor de Yoga Viajante
Outro trabalho que permite viajar pelo mundo enquanto ganha dinheiro é trabalhar como instrutor de ioga freelancer. Você pode dar aulas de pilates, ioga, zumba, dança ou prestar serviços como personal trainer, se tiver experiência suficiente.
Alguns instrutores de ioga fazem acordos com academias locais, albergues para mochileiros ou resorts com tudo incluído sofisticados, a fim de usar suas instalações com os clientes durante as viagens. Você também pode ser contratado como instrutor de ioga interno para liderar aulas para os hóspedes. É uma carreira legal para os viajantes!
9. Escritor freelancer de viagens
Escrever sobre viagens parece ser um emprego dos sonhos para muitos, no entanto, não é algo que a maioria das pessoas possa fazer. Primeiro, você precisa ser ótimo com as palavras. Em seguida, você precisa aprender sobre redes, sugestões para editores e todas as outras questões de negócios envolvidas.
Depois de anotá-las, é possível escrever em revistas, jornais, sites ou guias de viagem e viajar pelo mundo. Copywriting freelance e outros tipos de escrita também são opções.
10. Programador e Design Gráfico
Uma das carreiras de viagens mais comuns para os nômades digitais é o design de gráficos ou programador. Tudo o que você precisa é do seu computador, um olho no design e conhecimento de determinados programas de software e plataformas online. Coisas como Photoshop, Dreamweaver, WordPress, Illustrator, etc.
O talento para escrever código também ajuda – especificamente HTML, PHP e CSS. A escola é ótima, mas também é possível aprender por conta própria com tutoriais. A criação de sites para terceiros pode levar a novos clientes, não importa onde você esteja no mundo.
11. Trabalhar em um navio de cruzeiro
Viajar pelo mundo enquanto trabalha em grandes navios de cruzeiro é uma maneira incrível de ver alguns lugares bastante exóticos. Comida, acomodação, transporte e seguro também são cobertos – portanto, é uma ótima maneira de economizar dinheiro.
Muitos empregos também oferecem bastante tempo de férias para viajar por conta própria. Existem diferentes tipos de cargos e carreiras disponíveis, como gerente de turismo, entretenimento de navios, engenheiro, serviço de limpeza, cozinheiros e muito mais.
12. Empregos de viagem para Au Pair
Uma au pair é uma babá contratada por uma família para ajudar seus filhos a aprender um novo idioma e fazer algumas tarefas domésticas em troca de quarto, pensão e uma renda semanal.
O trabalho permite que você viva em um país estrangeiro, aprenda um novo idioma e experimente a cultura em primeira mão enquanto ganha algum dinheiro. Alguns países pagam mais que outros (especialmente o Oriente Médio).
13. Fotógrafo freelancer de viagens
Tornar-se um fotógrafo profissional de viagens ou aventura vendendo suas imagens de todo o mundo é um trabalho dos sonhos, mas também exige muito trabalho. Você pode fazer upload de fotos em massa para sites de micro-estoque ou vender imagens diretamente para clientes para uso em revistas, livros, campanhas de marca ou sites.
Realizar visitas guiadas à fotografia ou vender tutoriais de fotografia on-line são outras maneiras de ganhar dinheiro como fotógrafo viajante. Se você aumentar o seu público de mídia social ao longo do tempo, também poderá começar a ser contratado para projetos de “influenciadores” pagos.
14. Músico / Artista de rua
Também conhecida como busking, use seus melhores talentos para ganhar dinheiro com turistas. Crie um ato, pegue um instrumento, escolha um local com muito tráfego de pessoas e deixe cair um chapéu. Muitas cidades exigem uma permissão para busking, portanto, faça sua pesquisa primeiro.
Você tem algum talento especial? Acrobacias, pintura, adivinhação, música, break dance, arte da hena, poderia ser qualquer coisa. Você pode transformar seu hobby em um trabalho que lhe permita viajar.
15. Videografia / Vlogging / YouTube
Ser pago para viajar fazendo vídeos é outro trabalho dos sonhos, e algumas pessoas vivem muito bem com isso. Também existem alguns caminhos diferentes – filmar e vender vídeos, tornar-se um YouTuber popular ou produzir filmes de marketing altamente polidos para conselhos de turismo e marcas de viagens.
Um forte conhecimento de vídeo, edição, rede e marketing é altamente recomendado para esse tipo de trabalho. E, claro, este é um trabalho que não exige absolutamente viagens, mas certamente ajuda a criar conteúdo incrível.
Pronto para começar a trabalhar enquanto viaja?
A verdade é que existem muitas maneiras de trabalhar enquanto viaja pelo mundo, mas muitas posições remotas exigem algumas habilidades anteriores, um compromisso sólido com o tempo ou uma experiência anterior.
Se fosse fácil, todos estariam fazendo isso.
Os empregos dos sonhos costumam levar anos para se materializar e incluir esforço e sacrifício inimagináveis que a pessoa comum não consegue entender até experimentar a mesma jornada por si mesma. Mas espero que este artigo tenha demonstrado que existem muitas pessoas trabalhando e “vivendo o sonho” que conseguem ganhar dinheiro enquanto viajam. Não é impossível!
Então vá lá e comece a realizar seus próprios sonhos de viagem.
Espero que tenha gostado do meu guia sobre como ganhar dinheiro com viagens! Abaixo alguns livros que podem te motivar.
2 – Nômade Digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser
3 – Segredos dos Nômades Digitais: Como Trocar a Carteira de Trabalho