14 dicas de fotografia para viagens

Deseja melhorar sua fotografia de viagem? Fotográfo a mais de 10 anos e aqui estão as minhas dicas de fotografia de viagem favoritas para iniciantes.

Algumas pessoas colecionam lembranças quando viajam, eu prefiro colecionar imagens bonitas com minha câmera.

A fotografia de viagem é como uma máquina do tempo, congelando memórias de uma jornada que você pode ver e apreciar por anos. Além disso, pode ajudar outras pessoas a encontrar nova inspiração .

Todo destino de viagem tem sua própria aparência, cultura, história, pessoas, sentimentos, paisagens e histórias.

Aprender a capturar esses assuntos por meio de fotos ajuda a transmitir o espírito de um lugar para outras pessoas, dando-lhes um vislumbre de como seria se aventurar por lá.

Eu nunca fui à escola de fotografia ou fiz algum curso, no entanto, aqui estou agora, vendo minhas fotos online e posso trabalhar como um fotógrafo profissional de viagens, por exemplo, licenciar imagens para conselhos, marcas e blogs.

Aprendi lentamente as técnicas de fotografia de viagem ao longo de anos lendo livros, assistindo a tutoriais online e práticas regulares para melhorar meu trabalho. Você pode aprender dessa maneira também – se você se esforçar!

Abaixo, você encontrará minhas dicas favoritas sobre fotografia de viagem para iniciantes para ajudar a melhorar suas imagens nas próximas férias!

dicas de fotografia

1. Acorde cedo, fique fora até tarde

A luz é o ingrediente mais importante para uma ótima fotografia – e a luz da manhã suave e quente cria imagens incríveis.

Acordar cedo também significa que você terá que lidar com menos turistas e outros fotógrafos. Quer uma foto épica de cartão postal de um marco famoso como as ruínas de Chichen Itza ou o Taj Mahal? Basta chegar cedo, quando abrir, e você terá o lugar ideal!

O nascer do sol não é o único momento para captar boa luz. Pores do sol também são ótimos. A hora após o nascer do sol e a hora antes do pôr do sol são apelidadas de “horas douradas” por causa de seus tons suaves e quentes e sombras agradáveis ​​aos olhos. “Hora azul”, é a hora após o pôr do sol (ou antes do nascer do sol) quando o céu ainda está azul, mas as luzes da cidade estão acesas.

Em comparação, tirar fotos ao meio-dia em um dia ensolarado é provavelmente o pior momento para fotografias de viagens! De fato, às vezes, vou tirar uma soneca durante o meio do dia para ter mais energia para as missões fotográficas da manhã e da noite quando a luz é melhor.

2. Escotismo antes da viagem

Leia os guias de viagem sobre o seu destino. Vasculhe a Internet em busca de artigos e postagens de blog para ajudar a fornecer idéias para fotos. Converse com amigos que estiveram lá. Entre em contato com outros fotógrafos. Torne-se mais informado sobre quais imagens capturam a essência de um lugar.

Algumas das minhas ferramentas favoritas para pesquisa de fotografia de viagem são o Instagram e a Pesquisa de imagens do Google. Assim sendo, eu os uso para aprender onde estão os locais emblemáticos. Os racks de cartão postal reais também são uma ótima ferramenta para ajudar a criar uma “lista de fotos”.

Depois de conhecer os nomes de possíveis localizações de fotos, farei mais pesquisas. Qual hora do dia tem a melhor luz? Quão difícil é alcançar certos pontos de vista? A que horas abre uma atração e quando o tráfego turístico será baixo? Como vai estar o tempo?

Vagar sem planos tem seu lugar, mas estar bem preparado com a pesquisa economiza tempo para que você possa se comprometer totalmente a produzir incríveis fotos de viagem quando estiver lá, e maximizar seu tempo.

3. Converse com as pessoas antes de perguntar

Fotografar pessoas locais em um país estrangeiro é difícil para muitos fotógrafos. E se eles não te entenderem? E se eles disserem não? Eles ficarão ofendidos?

A chave é conversar primeiro com as pessoas. Diga olá. Pergunte por direções. Compre uma lembrança. Elogie-os por algo. Converse por alguns minutos antes de pedir uma foto. É muito menos invasivo dessa maneira.

Passe 15 minutos aprendendo a dizer “posso tirar uma foto” ou “posso tirar seu retrato” no idioma local antes de você chegar. As pessoas realmente apreciam o esforço, e é uma ótima maneira de fazer um novo amigo.

Algumas pessoas vão dizer não, alguns pedem dinheiro. Agradeça a eles por seu tempo, sorria e vá para outra pessoa e tente novamente. Na verdade, quanto mais você é rejeitado, mais fácil é pedir!

dicas de fotografia

4. Regra dos terços na fotografia

Uma das dicas mais básicas e clássicas da fotografia, entender a Regra dos terços o ajudará a criar composições mais equilibradas. Imagine dividir uma imagem em terços horizontal e verticalmente, de modo que seja dividida em seções diferentes.

O objetivo é colocar partes importantes da foto nessas seções e ajudar a enquadrar a imagem em geral de uma maneira agradável aos olhos.

Por exemplo, colocando uma pessoa ao longo da linha de grade esquerda em vez de diretamente no centro. Ou mantenha seu horizonte no terço inferior, em vez de dividir a imagem ao meio. Lembre-se de manter esse horizonte reto também!

 

A composição usando a Regra dos terços é feita facilmente, ativando o recurso “grade” da câmera, que exibe uma regra da grade dos terços diretamente na tela LCD, especificamente para essa finalidade.

Agora, antes de compor uma foto de viagem, você deve se perguntar: Quais são os principais pontos de interesse nesta foto? Onde devo colocá-los intencionalmente na grade? Prestar atenção a esses detalhes melhorará a aparência de suas imagens.

5. Embale um tripé de viagem leve

Eu acho que mais pessoas deveriam usar tripés de viagem. Um tripé permite definir a posição da câmera e mantê-la lá. Com a câmera fixa, você pode dedicar um tempo para organizar a composição perfeita.

Você também pode ajustar as configurações de exposição, os pontos de foco e realmente gastar tempo prestando atenção na imagem que deseja criar. Ou use técnicas avançadas como HDR, empilhamento de foco e panoramas.

Os tripés permitem gravar velocidades de obturador muito mais lentas (cachoeiras, pouca luz, estrelas etc.) sem se preocupar com a trepidação da câmera na mão. Portanto, você pode manter seu ISO baixo (para menos ruído do sensor) e usar aberturas menores, para que mais da imagem fique em foco.

Você terá maior controle criativo sobre as configurações manuais da sua câmera ao usar um tripé. Isso não significa que você precise carregar um tripé com você em todos os lugares.

Mas, para ter paisagens nítidas, fotografias com pouca luz, autorretratos, fotos de água corrente e pôr do sol / nascer do sol, um tripé de viagem faz uma enorme diferença.

6. Experiência com composição

Você quase sempre pode criar uma melhor composição fotográfica após algumas experiências. Claro, dê o primeiro tiro em pé. Mas tente deitar no chão por um ângulo baixo. Talvez suba em algo próximo e atire de um ângulo mais alto.

Antes de mais nada, junto com ângulos diferentes, tente fotografar também a diferentes distâncias. Comece com uma cena ampla, depois uma versão intermediária e, finalmente, aproxime-se e seja pessoal. Nunca fique satisfeito com sua primeira ideia para uma imagem!

Tente incluir também poderosos elementos de primeiro plano, intermediário e de segundo plano. Se o assunto for uma cadeia de montanhas – encontre uma flor, rio, animal ou rocha interessante para incluir em primeiro plano. Isso dá às imagens uma sensação tridimensional e ajuda a transmitir escala, atraindo os olhos do espectador para o restante da foto.

A compressão focal é outra ótima tática de composição na fotografia de viagens. Compressão é quando um fotógrafo usa uma lente de zoom para induzir os olhos a pensar que os objetos estão mais próximos do que realmente são.

7. Faça da fotografia de viagens uma prioridade

Tentar tirar fotos rápidas enquanto você corre de um local para outro deixa você com as mesmas fotos chatas que todo mundo tem. Certifique-se de planejar o “tempo da fotografia” em sua agenda de viagens. Uma boa fotografia de viagem requer um compromisso sólido da sua parte.

Antes de tudo, se você estiver viajando com amigos que não gostam de fotografia, pode ser difícil encontrar o tempo necessário para criar imagens incríveis. Você precisa parar por algumas horas para tornar a fotografia sua prioridade. Geralmente, prefiro viajar sozinho ou com outros fotógrafos dedicados por esse motivo.

Boa sorte, tentando explicar a um não fotógrafo que você gostaria de esperar mais 30 minutos até que as nuvens pareçam melhores. Não acaba bem. Para passeios organizados, tente acordar cedo para passear sozinho por algumas horas, tirando fotos antes do início do passeio.

Melhor ainda, alugue um carro. Isso permite que você controle quando e onde parar para fotos. Não há nada pior do que ficar preso em um ônibus enquanto passa uma oportunidade épica de foto, impotente para parar e capturá-lo!

8. Não subestime o elemento humano

As pessoas gostam de viver indiretamente através de seres humanos em fotos. Especialmente se o espectador pode fingir que a pessoa na foto é ela. Acrescenta mais emoção a uma imagem, você sente que está experimentando o local.

Como você consegue isso? Ao colocar o assunto de forma que eles se tornem anônimos. Não mostra o rosto do sujeito. É por isso que as fotos do Instagram de Murad Osmann se tornaram virais. Os telespectadores sentiram que eram os únicos conduzidos ao redor do mundo por uma mulher bonita.

O elemento humano também oferece uma melhor sensação de escala. Ao colocar o assunto à distância, você pode ter uma noção melhor do tamanho daquelas montanhas. É por isso que fotografar pessoas “pequenas” em grandes paisagens se dá bem.

Inegavelmente, adicionar um elemento humano às fotos também ajuda a contar uma história. As imagens parecem ser mais poderosas quando as pessoas são incluídas nelas. Você pode alterar completamente o enredo de uma foto específica, dependendo do tipo de elemento humano que você decidir incorporar.

Renda Extra: 15 tipos de trabalho para gerar renda viajando

9. Paciência é tudo

Fotografia é realmente ver o que está à sua frente. Não apenas com os olhos, mas também com o coração e a mente. Isso requer tempo e atenção. Diminua a velocidade e faça um esforço consciente para se conscientizar do ambiente antes de pressionar o botão do obturador.

Preste atenção aos detalhes. As nuvens estão em um local agradável aos olhos? Caso contrário, eles ficarão melhores em 15 minutos? Sente-se em uma esquina fotogênica e aguarde a passagem de um sujeito fotogênico. Então espere um pouco mais, porque você pode ter uma chance ainda melhor. Ou não. Mas se você não tiver paciência para tentar, poderá perder uma fantástica oportunidade fotográfica!

Uma boa fotografia leva tempo. Você está disposto a passar algumas horas esperando a foto perfeita? Porque é isso que os profissionais fazem. Quanto mais paciência você tiver, melhor será a sua fotografia de viagem a longo prazo.

10. Tire fotos de viagens no modo manual

Você acha que as câmeras modernas são inteligentes o suficiente para tirar fotos incríveis por conta própria, no modo automático? Bem, esse não é o caso. Embora eles façam um bom trabalho, se você quiser imagens realmente impressionantes, precisará aprender a controlar manualmente as configurações da câmera.

Se você é iniciante em fotografia, pode não perceber todas as configurações da câmera que precisam ser ajustadas. Isso inclui ISO , abertura e velocidade do obturador . Se você deseja as melhores imagens possíveis, precisa conhecer o relacionamento entre elas e como ajustar essas configurações por conta própria.

Portanto, para fazer isso, mude o dial da sua câmera para o modo manual . Este modo de câmera oferece muito mais controle da aparência de suas imagens em diferentes situações. Ao ajustar manualmente a abertura, você terá mais controle sobre a profundidade de campo da sua imagem, poderá controlar manualmente a velocidade do obturador, e você poderá capturar movimento de maneiras mais criativas. E ao controlar manualmente o ISO, você poderá reduzir o ruído de suas imagens e lidar com situações difíceis de iluminação.

11. Se perca de propósito

Está bem. Você visitou todos os sites populares de fotografia e capturou sua própria versão das fotos de cartão postal de um destino. O que agora? É hora de explorar e sair do caminho turístico mais conhecido. É hora de se perder de propósito.

Se você deseja obter imagens que ninguém mais tem, precisa vagar mais. A melhor maneira de fazer isso é a pé – sem saber exatamente para onde você está indo. Pegue um cartão de visita em seu hotel para pegar um táxi de volta, se necessário, depois escolha uma direção e comece a caminhar.

Traga sua câmera e siga para o desconhecido. Verifique com os habitantes locais para se certificar de que você não está indo para algum lugar perigoso, mas faça questão de se perder. Passeie por becos, até o topo de uma montanha e contorne a próxima curva.

Em muitos lugares, os habitantes locais tendem a evitar pontos turísticos. Portanto, se você quiser capturar a verdadeira natureza de um destino e de seu povo, precisará se afastar da multidão e explorar por conta própria.

dicas de fotografia

12. Melhore no pós-processamento

Existe um mito ridículo por aí: editar suas fotos usando software é “trapaça”. Vamos esclarecer isso agora. Todos os fotógrafos profissionais editam suas imagens digitais usando software como Lightroom, Photoshop ou GIMP.

Alguns fazem mais do que outros, mas basicamente todo mundo faz.

O pós-processamento é parte integrante do fluxo de trabalho de qualquer fotógrafo de viagens. Assim como os ajustes da câmara escura fazem parte do fluxo de trabalho de um fotógrafo de filmes. Aprender a processar suas imagens depois que elas são tiradas é MUITO mais importante do que a câmera que você usa.

Aprenda como melhorar o contraste, aprimorar os elementos da imagem, suavizar tons de cores, reduzir destaques, aumentar sombras, minimizar o ruído do sensor e ajustar os níveis de exposição (sem exagerar) usando o software.

Portanto, se você pretende investir dinheiro em algum lugar, recomendo gastá-lo em tutoriais profissionais de pós-processamento antes de investir no equipamento de câmera mais recente. O conhecimento pós-processamento pode realmente melhorar sua fotografia de viagem.

13. Não fique obcecado com o equipamento da câmera

Deseja saber qual equipamento de fotografia de viagem eu uso? Bem, aqui está. Mas se você saiu agora e comprou tudo isso, além de ser super caro, garanto que não melhorará suas habilidades fotográficas.

Por quê? Porque o equipamento que você usa não é o que faz um ótimo fotógrafo. Assim como o tipo de pincel que um pintor usa, eles não são ótimos pintores. É o conhecimento, a experiência e a criatividade que fazem um ótimo fotógrafo.

Certamente as empresas de câmeras são muito melhores em marketing do que as empresas de pincéis. É por isso que você acha que precisa dessa câmera de R$9.000. Confie em mim, não precisa!

Os profissionais usam equipamentos caros porque permitem produzir uma maior variedade de imagens. Por exemplo, fotografias com estrelas com pouca luz. Ou fotografia de vida selvagem de ação rápida. Ou porque eles querem vender grandes impressões de belas-artes.

Em vez de comprar novos equipamentos, dedique algum tempo aprendendo a usar as configurações atuais da sua câmera. É um investimento muito melhor e mais barato também!

14. Nunca pare de aprender

Inscreva-se em alguns tutoriais de fotografia online. Invista em uma oficina de fotografia de viagens. Saia e pratique regularmente. É assim que você melhora – não porque você tenha o equipamento mais recente ou use filtros populares do Instagram.

Mesmo que eu tenha ganho dinheiro com minha fotografia, sempre há algo novo para aprender. Eu invisto regularmente em aprendizado (gratuito) para melhorar minhas fotos. Você deveria também.

Acha que sabe tudo sobre paisagens? Então saia e desafie-se a fotografar retratos de estranhos. Persiga os animais como um caçador para provar como é difícil a fotografia da vida selvagem. Fique acordado até tarde, experimentando longas exposições da Via Láctea.

Portanto, você se tornará um fotógrafo de viagens mais habilidoso e engenhoso ao dedicar tempo para aprender novas técnicas e habilidades de outros gêneros de fotografia.

 

Equipamentos e Livro

Canon EOS Rebel T7 EF-S 18-55 f / 3.5-5.6 IS 2

Fotografia: um guia para ser fotógrafo em um mundo onde todos fotografam

Kit Completo Ring Light Com Tripé Dimmer Youtuber Selfie Pro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *